6/5/2017 08:18
Das antigas: relembre 10 golaços em Fla-Flus do século passado
Para aquecer a decisão e dar uma inspirada nos jogadores, separamos cinco pinturas de cada finalista do Campeonato Carioca deste domingo
Se houvesse um registro do que aconteceu 40 minutos antes do nada, certamente haveria um belo gol em um Fla-Flu. O "Clássico das Multidões", como escreveu Mário Filho, tem um grande histórico de golaços. Para os mais novos, que se lembram apenas das redes balançando após chutes de Conca, Botinelli, Fred e Jonas, aqui vai um pouco da história. De 1979, com Cristóvão Borges a 1999 com Roni, reunimos cinco golaços de cada time que estará na decisão do Carioca deste domingo.
1979
Em um dos jogos do Campeonato Carioca daquele ano, o Fluminense venceu por 3 a 0. Rubens Galaxe marcou o primeiro, numa bomba de direita. Ainda na etapa inicial, Pintinho aumentou de cabeça. No segundo tempo, Cristóvão Borges, ex-técnico do Flu, que estreava com a camisa tricolor, recebeu na esquerda. Ao melhor estilo Garrincha, fingiu que ia para a esquerda, mas nem saiu do lugar, até que deixou Manguito para trás e bateu para o gol.
No segundo turno do Campeonato Carioca de 1985, Flamengo e Fluminense empataram em 1 a 1. O gol Tricolor, o primeiro da partida, foi marcado por Washington, aos 45 minutos do primeiro tempo. O camisa 9 recebeu um cruzamento pela direita e mandou uma linda bicicleta, na gaveta de Cantarele.
Bangu, Flamengo e Fluminense estavam classificados para o triangular final de 85. Em uma partida emocionante, Washington abriu o placar de cabeça para o Tricolor no primeiro tempo. A vitória dava o título do tricacmpeonato e o empate ainda dava vida para o Rubro-Negro continuar sonhando com o título. Aos 45, Andrade cobrou falta na área, a zaga afastou e Leandro mandou uma bomba de primeira. No ângulo. Paulo Victor chegou a encostar na bola, ela tocou no travessão e depois bateu nas costas do goleiro do Flu antes de entrar.
No Carioca de 86, Zico foi o homem do jogo e marcou três, dos quatro gols do Flamengo na vitória por 4 a 1. O primeiro foi de cabeça, para abrir o placar. O Fluminense empatou com Leomir (atual assistente de Abel) de pênalti. O segundo do Galinho de Quintino é esse no GIF abaixo, com a marca registrada do camisa 10, a cobrança de falta perfeita. A bola foi no ângulo esquerdo do goleiro, que só pôde observar.
Três anos depois do golaço do camisa 10 da Gávea, foi a vez de Aldair - o zagueiro campeão mundial com a Seleção de 1994 - deixar sua marca eternizada em um Fla-Flu. No ano da despedida de Zico do Flamengo, o Rubro-Negro goleou o Fluminense por 4 a 0. O primeiro foi de Zé Carlos II, de cabeça. Alcindo, de primeira, ampliou para o Fla depois de Edinho tirar de cabeça. O terceiro foi marcado pelo zagueirão. Aldair recebeu de Zico, deu um drible da vaca no marcador e tocou na saída do goleiro. Quem fechou o placar foi Bebeto, de cabeça
Um jogo de seis gols marcou a final do Campeonato Carioca de 1991. O Flamengo venceu por 4 a 2, de virada. O Fluminense abriu o placar, com uma pintura de (Super) Ézio. O camisa 9 recebeu cruzamento da esquerda e cabeceou com força na trave. O próprio atacante pegou a sobra e, de primeira, bateu com a perna esquerda, encobrindo Gilmar. Golaço!
O Flamengo conseguiu reagir, mas só no segundo tempo. Uidemar empatou depois de cruzamento de Piá. O Rubro-Negro virou com Gaúcho, também de cabeça e também depois de cruzamento de Piá. O terceiro fo Fla é o que está neste GIF. Uidemar rouba a bola no campo de defesa e toca para Paulo Nunes. O atacante vira o jogo para Nélio, que só ageita de cabeça para trás, para a chegada de Zinho, que encheu o pé de esquerda, no canto direito. Ézio diminuiu no lance seguinte e Junior fez o quarto do Flamengo.
Na Taça Rio de 93, o Fluminense começou ganhando o Clássico das Multidões. Aos 25 do primeiro tempo, Wagner abriu o placar para o Tricolor. Ézio chegou a ampliar para o Tricolor, mas depois só deu Flamengo. Paulo Nunes diminuiu para o Rubro-Negro e deu a assistência para Gaúcho empatar de cabeça. O da virada do Fla saiu com o maestro Junior. Gaúcho recebeu no alto e ajeitou para o vovô-garoto, que matou no peito e, sem deixar a bola cair, mandou de primeira para o gol de Ricardo Pinto.
Antes do famoso "gol de barriga" de Renato Gaúcho, Flamengo e Fluminense se enfrentaram também pelo Campeonato Carioca. No jogo anterior, o Tricolor também venceu por um gol de diferença e o atacante marcou um gol importante. Na vitória do Flu por 4 a 3, Mazinho abriu o placar para o Rubro-Negro e Ézio empatou em pênalti sofrido por Renato Gaúcho. O garoto Sávio botou o Fla de novo na frente. Eis que novamente apareceu o camisa 7 do Fluminense. Branco tocou de cabeça para trás e Renato aproveitou para encobrir o goleiro e marcar um golaço. O Flamengo ainda chegou na frente de novo, com Marquinhos, mas Rogerinho - duas vezes - deu a vitória para o Flu.
Na reabertura da geral do Maracanã, em janeiro de 99, foi organizado um Fla-Flu para comemorar a data do padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. O Rubro-Negro venceu por 5 a 3, com um de Emerson e dois de Caio e Romário. Mas o que chamou a atenção foi mais um gol de cobertura do Tricolor. Roni fez o primeiro do Flu, quando o jogo estava 4 a 0 para o adversário. Uma pintura.
7899 visitas - Fonte: Globo Esporte
VEJA TAMBÉM
- VAZOU DETALHES! Flamengo planeja despedida de Gabigol no Maracanã!
- DE SAÍDA? Ayrton Lucas pode ser negociado pelo Flamengo
- CARLINHOS DE SAÍDA! Negociação com atacante do Flamengo pode ganhar novos rumos para 2025!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -