Augusto Decker e Diogo Dantas
Ligar a televisão e ver comentaristas discutindo se você deve ou não ser demitido; abrir o jornal e ler uma reportagem sobre seu mau desempenho no trabalho; encontrar um grupo de manifestantes pedindo sua demissão ao chegar no serviço. Para treinadores de times grandes, tudo isso é rotina. Hoje, às 16h, contra o Avaí, na Ressacada, o iniciante Zé Ricardo vive uma situação inédita para ele, mas comum para os experientes: após uma má sequência, perder pode lhe custar o cargo.
O segredo para lidar com a situação, segundo técnicos com mais estrada, é não se deixar abalar — até porque essa pressão sempre existirá.
— Quando você é técnico de um time como Flamengo ou Corinthians, qualquer sequência de duas ou três derrotas vai te deixar balançado, então é preciso saber lidar. Como eu passei a vida inteira no Flamengo, me acostumei a lidar com isso — afirmou Andrade, ex-jogador do Fla e campeão brasileiro como treinador em 2009. — Quando eu tive sequências negativas, por estar acostumado a passar por isso, não senti nada e nem mudei minha vida.
Nem todos, no entanto, têm essa experiência. Valdir Espinosa, por exemplo, que começou a carreira de treinador jovem, aprendeu na marra como superar os males:
— Muito no início eu sentia uma pequena ansiedade, que não me alterava muito. Depois, por meio de leituras e reflexões, me toquei: não tem porque sofrer antes do fato. Se eu for mandado embora, ficarei triste só no dia.
Apoio da direção é decisivo
Os resultados são o principal motivo de apreensão de qualquer treinador. No entanto, não são os únicos. Dois ex-técnicos do Flamengo, Andrade e Oswaldo de Oliveira, lembram que fatores políticos também têm sua importância. No caso de Zé Ricardo, o presidente Eduardo Bandeira de Mello dá respaldo ao trabalho. E voz final hoje é dele e dos diretores Fred Luz e Rodrigo Caetano.
— A questão da demissão depende muito de quem está te apoiando dentro do clube. Os dirigentes têm suas opiniões sobre o trabalho do técnico. Isso depende muito de quem está dentro do clube, por trás. E aí você sabe se tem apoio ou não — disse Andrade. — No caso do Zé, eu acho que ele tem crédito com a diretoria. Mas, claro, isso só leva até certo ponto — lembra.
Oswaldo afirma ter sentido na pele que os resultados por si só podem ser insuficientes para garantir um treinador no cargo. Sobre sua demissão do Flamengo, em 2015, ele afirma que foi preterido por outras questões, já que a diretoria lhe garantiu a continuidade naquele ano:
— Fiquei muito surpreso (quando fui demitido), porque não foi por causa dos resultados. Alguma outra coisa motivou a minha demissão. Aí eles usaram isso como desculpa. Antes dos jogos, eu não sinto pressão por poder ser demitido, penso só em como melhorar o time — conta.
Do novato e um experiente, a cadeira elétrica que é o cargo de técnico no Brasil requer equilíbrio, e isso Zé Ricardo tem de sobra.
flamengo e uma nação e não uma palhaçada pois tem que ter competência pra ser uma tequinico desta nação que bom que esse incompetente foi embora agora vamos flamengo
vaza pede as contas vc não é capaz de treina o time de pezo Flamengo é raça
Fora ze Ricardo pede pra sair
tem que ter mudança de jogo porque os outros timis sabem do jogo do Flamengo pra min tem que mudar reparem o gremio quando os timis descobrir suas jogadas espero pra ver .
deve trazer um bosta de um técnico pra a funda mais ainda o times..
muralha falha e que paga o pato técnico...
mandou bem , Elisabeth o Flamengo tem um puta elenco e só querem a cabeça do técnico ?????
fora Zé aí maior do mundo
Joel Lisboa falou quase tudo, Zé se deixa dominar pelo medo, com escalações cautelosas, faltou falar sobre improviso de jogador nas pontas, jogador sem velocidade, queima o jogador e se queima, pois o time nao rende no ataque
Não adianta trocar técnico, porque se o time perder 2 ou 3 jogos ele passará a ser burro também, pra torcida só não é burro se vencer todas e ganhar tudo, então esse técnico que eles querem não existe, ainda vai nascer.
o Zé Ricardo é medroso, esse é o problema dele, somos torcedores e não somos burros, as escalações em momentos decisivos são cautelosos demais, e esse elenco que o Flamengo tem não sabe jogar recuado, isso é fato, respeito o Zé mas o Flamengo é muito grande para um treinador com pouca experiência
O time tem muita qualidade, más
falta entrosamento, e ñ tiveram tempo pra isso. O Flamengo só vai engrenar apartir da 10° rodada. Tenham paciência. Eu acredito nisso, demissões agora ñ vai ajudar, pelo contrário, só piorar. VAMOS REAGIR MENGÃO.
ele tem q botar os caras bom pra jogar Conca Vinícios junior e
tem q contratar um técnico tipo Abel Braga do Flu não o ZR
deche o fla ir pra segunda divisao entao ai quero ver vcs defende esse burro
Neste portal muitos torcedores fanáticos e outros que não detém o mínimo de educação, sabemos que no futebol e em outros segmentos há pessoas com as mais diferentes de formas de reagir diante de situações que requer equilíbrio emocional, pô amigos, o Flamengo foi campeão carioca de nem mais do que o fluminense que foi campeão naquele épico jogo de 6 gols com direito a prorrogação e penalidades máximas. vamos considerar isso.
ELE não é técnico para times grandes e muito menos um time que tem muita estrela ELE não tem competência para tiregir um time grande. E à Tiretoria já passou da hora de mandar esse Técnico embora antes que seja tarde mais. E contratar o Marcelo de Oliveira esse sim é um bom técnico para o Mengão
fraco esse tal de ZR, não técnico pro Flamengo
fraco teimoso medíocre fora Zé ruela traz papai joel...
FLAMENGO TEM QUE MUDAR DE TÉCNICO ESSE E MAIS FRACO QUE CALDO DE BILA SAI FORA ZE BURRO LEVA O GABRIEL COM TIGO FPT
tem que colocar o Thiago no gol e Viseu para jogar.
Estão é boicotando o Zé pra ele cair fora , não é possível !!! Se o elenco é bom , os escalados e seja qualquer um deles, tem que entrar em campo e fazer juz ao nome Flamengo, se tá ruim , então que mande todos embora nesse caralho, ensinar o cara ensina, não fazem lição de casa , tem que colocar o cú de todo mundo na reta, rapidinho irão jogar. Sô tem um técnico excepcional no Brasil e não está á disposição de nenhum time brasileiro. #Titeseriaocara.
Bom e o Nei fraco Cristóvão so tem merda no mercado seus burros
acho o Zé Ricardo o melhor treinador do Flamengo nessa década! aí chega um bando de besta zumbi torcedores que não entendi futebol e pede a saída dele. sr. presidente e dirigentes olha e segue os times europeus deixa o Zé Ricardo fazer seu trabalho, já provou que sabe de futebol não se precipitem.
fraco de mas
fraco de mas
Tem o melhor elenco o melhor centro de treinamento então já passou da hora de buscar títulos o nunca foi um técnico de série A nem libertadores obre o olho diretoria!!!!
Fora do Mengãooooo técnico Zé buceta burro e icopentente!
Tem que ter "culhon" e barrar W.Arão e Muralha e entrar com Felipe Vizeu no ataque ao invés de Caminhão.
fraco