Os representantes do Flamengo no sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de Clubes de 2025 já estão nos Estados Unidos. O presidente Rodolfo Landim e o ex-jogador Diego Ribas embarcaram na noite de terça-feira para Miami, onde as chaves da competição que será disputada entre junho e julho serão decididas em evento na quinta-feira, às 15h (de Brasília). Melhor ranqueado da América do Sul, o Flamengo está no Pote 1 ao lado de River Plate, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Palmeiras e Fluminense. Desta maneira, enfrentará apenas um europeu na primeira fase da competição.
"É uma expectativa grande, mas estamos falando de um elenco muito experiente e o que prevalece neste tipo de situação é o privilégio e a gratidão de enfrentar as melhores equipes do mundo representando o Flamengo. O frio na barriga faz parte, tem que fazer, mas é uma equipe experiente que consegue controlar isso e transformar em motivação" - disse Diego Ribas. Já Rodolfo Landim valorizou a escolha da Fifa de dividir entre europeus e sul-americanos os cabeças de chave. O Flamengo está classificado como campeão da Libertadores de 2022, mas ocupa a melhor posição entre os clubes da Conmebol por ter sido ainda vice-campeão em 2021 e ter avançado até as oitavas em 2023 e quartas em 2024. "É a primeira vez que vamos ter realmente um Mundial de Clubes no formato do Mundial de Seleções, e ter o Flamengo selecionado e no pote 1 como primeiro ranqueado da América do Sul é muito legal. É uma demonstração muito forte do trabalho feito aos longo dos últimos anos. Vai ser difícil independentemente de qualquer coisa. Nenhum time está classificado para o Mundial sem ser um grande time. Temos que ver o momento que a equipe esteja atravessando. Esperamos estar voando, será a primeira vez que jogaremos um torneio internacional em meio de temporada e isso é positivo."
Já os potes do sorteio são os seguintes: Pote 1 - Bayern de Munique (ALE), Flamengo (BRA), Fluminense (BRA), Manchester City (ING), Palmeiras (BRA), Paris Saint-Germain (FRA), Real Madrid (ESP) e River Plate (ARG); Pote 2 - Atlético de Madrid (ESP), Benfica (POR), Borussia Dortmund (ALE), Chelsea (ING), Inter de Milão (ITA), Juventus (ITA), Porto (POR) e RB Salzburg (AUT); Pote 3 - Al-Ahly (EGI), Al-Hilal (SAU), Boca Juniors (ARG), Botafogo (BRA), León (MEX), Monterrey (MEX), Ulsan (COR) e Wydad Casablanca (MAR); Pote 4 - Al Ain (EAU), Auckland City (NZL), Espérance de Tunis (TUN), Inter Miami (EUA), Mamelodi Sundowns (AFS), Pachuca (MEX), Seattle Sounders (EUA) e Urawa Red Diamonds (JAP).
O sorteio da próxima quinta-feira terá algumas restrições, como times do mesmo país não poderem ficar no mesmo grupo, nenhum grupo poderá ter mais de um time da mesma confederação, exceto a Europa, que tem 12 representantes no torneio. Além disso, os dois clubes dos Estados Unidos ficarão na quarta posição dos grupos A e B "para fins de agenda", segundo a Fifa. Os oito times do pote 1 serão alocados na primeira posição de seus respectivos grupos.
A primeira edição da Copa do Mundo dos Clubes será disputada nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. As 32 equipes, das seis confederações continentais, serão divididas em oito grupos, com formato de disputa semelhante ao da Copa do Mundo: os dois melhores de cada chave avançam às oitavas de final. O Brasil é o país com mais representantes: quatro.
Comentários do Facebook -