Arrascaeta sofreu uma lesão muscular durante um jogo da seleção uruguaia, o que preocupa o Flamengo, já que o jogador pode ficar fora por até um mês. Isso significa que o clube pode precisar buscar um reforço para a posição nas próximas janelas de transferência.
O meia se apresentou ao Ninho do Urubu para iniciar o tratamento, e sua recuperação pode levar de três a quatro semanas. A lesão ocorreu durante a derrota do Uruguai para a Argentina, em sua oitava partida consecutiva como titular em um intervalo de 37 dias.

Na última temporada, o meia chegou a disputar 11 partidas seguidas, somando 995 minutos em campo e média de 90,5 minutos por jogo. No entanto, esteve presente em apenas 45 dos 75 jogos do Flamengo em 2024.
Segundo dados do Espião Estatístico do ge, Arrascaeta soma 17 problemas físicos desde que chegou ao clube, com a maioria das lesões afetando suas coxas.
As alternativas internas para suprir a ausência de Arrascaeta são limitadas, pois Alcaraz, que poderia atuar na função, foi emprestado ao Everton, da Inglaterra, e Lorran, visto como uma opção para o setor, foi afastado do elenco profissional e voltou à equipe sub-20 por questões relacionadas ao seu desenvolvimento na base.

O futuro de Arrascaeta no clube também está em pauta, já que seu contrato vai até o final de 2026. A diretoria do Flamengo já iniciou conversas sobre renovação, mas pretende avançar nas negociações apenas no segundo semestre, após a disputa do Mundial de Clubes nos Estados Unidos.
Até o momento, o Rubro-Negro renovou o contrato de Erick Pulgar até o final de 2027 e tem como prioridades as renovações de Varela, Cleiton e Gerson. No caso do volante, a negociação envolve também um reajuste salarial.
É uma vergonha um jogador não consegui jogar 15 partidas, o flamengo não tem que renovar o contratado arrascaeta