A joia de 45 milhões de euros (cerca de R$ 154 milhões) faz aniversário nos profissionais. Neste domingo, dia 13 de maio, Vinícius Júnior completa exatos um ano de seu primeiro jogo como profissional pelo Flamengo. E passado esse período, o jovem camisa 20 é jogador-chave do elenco rubro-negro, após a saída de Everton, para o São Paulo. E diante da Chapecoense, as 16h, na Arena Condá, ele é a esperança para representar o bom futebol que o Fla pode oferecer ao seu torcedor e manter a equipe na ponta do Brasileiro.
Um ano atrás, o garoto entrava em campo, após pedidos da torcida, no Maracanã, diante do Atlético-MG. A estreia foi discreta. Foram poucoas minutos. Os jogos seguintes, igualmente. Questionado em certos momentos, Vinícius não deixou as críticas o abalarem. Ele sabia que seria cobrado. Afinal, foi vendido ao Real Madrid (ESP), por cifras milionárias, dez dias após seu primeiro jogo. O que mudou nesse período? O jovem de 17 anos não sabe explicar também.
- Acho que mudou apenas a exposição por eu estar no profissional, porque a alegria de jogar é a mesma e o meu jeito de encarar o futebol também não mudou. Graças a Deus, sempre tive uma estrutura familiar muito boa, que me possibilita focar apenas no trabalho, no que tenho que fazer dentro de campo - afirmou exclusivo ao Lance!, completando:
- As coisas aconteceram naturalmente e estou muito feliz por ter chegado até aqui. Sempre foi um sonho jogar no time de cima do Flamengo.
A joia está dando seu cartão de visitas em 2018. É o artilheiro da equipe na temporada com oito gols, em 22 jogos. É o jogador que mais deu assistências para gols dos companheiros. Se existia algum questionamento, eles começam a ir por água abaixo com as boas apresentações. Desde o ano passado, Vinícius foi uma espécie de décimo-segundo jogador. Entrava na maioria dos jogos. Ao todo, no seu ano de estreia, com 17 recém-completados, foram 37 partidas e quatro gols.
E de lá para cá, o camisa 20, xodó da torcida rubro-negra (ao lado de Lucas Paquetá) amadureceu. E faz valer a premissa que é bradada pela diretoria, torcida e tudo que envolve o Flamengo: "craque a gente faz em casa".
- A evolução e o amadurecimento viriam com uma maior sequência de jogos, o que tenho conseguido com o passar do tempo. Já tenho quase 60 jogos como profissional do Flamengo, sendo 20 como titular. E tenho me sentido cada vez mais à vontade no dia a dia. Meus companheiros têm me ajudado bastante, o que tem sido fundamental para o meu desenvolvimento - celebrou.
Se depender do bom momento de Vinícius, a Chapecoense que se cuide. O jovem já foi decisivo em 2018 e quer ainda mais. Em junho, completa 18 anos e vai assinar o vínculo de cinco temporadas com o Real. Mas por enquanto, ele está defendendo o Flamengo. Pior para os rivais.
O caminho até aqui
Estreia
No dia 13 de maio do ano passado, o jovem fez seu primeiro jogo como profissional, com apenas 16 anos. Foi contra o Atlético-MG, pelo Brasileiro, no Maracanã, após pedido da torcida. Ele jogou por apenas oito minutos
Venda para o Real
A especulação e interesse do Real Madrid já existiam, mas confirmação veio dez dias depois do primeiro jogo. O clube espanhol desembolsou 45 milhões de euros (cerca de R$ 154 milhões)
Primeiro gol
?O primeiro gol como profissional aconteceu após 15 jogos. Foi diante do Palestino, do Chile, na Copa Sul-Americana, em uma vitória de 5 a 0 do Rubro-Negro.
Atuação de gala
Vinícius já tinha feito bons jogos, mas o confronto deste ano contra o Emelec, no Equador, pela Libertadores, marcou. Ele entrou no segundo tempo, marcou dois lindos gols e mudou a história da partida, dando a vitória ao Flamengo.
Titular absoluto
O jovem ganhou de vez a vaga na equipe com a venda de Everton para o São Paulo. Neste ano já são 22 jogos com oito gols assinalados, artilheiro da equipe na temporada.
Comentários do Facebook -