Depois de nove anos, o Flamengo volta ao Parque do Sabiá para jogar neste domingo, às 18h30 (de Brasília), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. E além do América-MG, adversário que vendeu o mando de campo para Uberlândia, o Rubro-Negro vai enfrentar também um retrospecto ruim na cidade mineira: apenas 29,1% em oito jogos (são duas vitórias, um empate e cinco derrotas no estádio).
+ Com chuva em Uberlândia, veja o gramado do Parque do Sabiá antes de América-MG x Flamengo
Em 1995, Flamengo vence o Vélez Sarsfield pela Supercopa
O único triunfo rubro-negro lá em jogo oficial foi em um confronto emblemático marcado por uma pancadaria e por gols dos hoje desafetos, mas na época principais contratações do clube no ano do seu centenário, Romário e Edmundo. Porém, nem todo mundo lembra que aconteceu em Uberlândia: Flamengo 3 x 0 Vélez Sarsfield, pelas oitavas de final da extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores, em 1995.
O Rubro-Negro já havia vencido por 3 a 2 na Argentina e jogava por um empate em casa para se classificar. Mas a partida não aconteceu no Maracanã porque no segundo semestre daquele ano houve um impasse nos bastidores, entre os clubes cariocas e a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), sobre a divisão das receitas dos jogos no estádio.
Matéria do Jornal do Brasil sobre o Maracanã fechado em 1995 — Foto: Reprodução / Jornal do Brasil
Com isso, o Flamengo passou a excursionar (jogou também em Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Cariacica e Uberlândia), e o Parque do Sabiá foi o local escolhido para a partida da volta contra o Vélez. O Rubro-Negro na época estava mal no Brasileirão, mas não tomou conhecimento dos argentinos: fez 1 a 0 com um gol contra de Pellegrino, com apenas cinco minutos de jogo; no segundo tempo, Edmundo ampliou aos 16, com assistência de Romário, que também fez o dele aos 38.
Aí veio a confusão. Aos 44 minutos, Edmundo tentou uma arrancada pela lateral e levou uma cotovelada de Zandoná, mas o árbitro sequer deu falta. O atacante se levantou e deu um tapa no rosto do argentino, que revidou o tapa e ainda deu um soco na sequência. Romário tomou as dores e chegou de voadora no zagueiro, dando início a uma pancadaria generalizada.
Momento em que Zandoná acerta um soco em Edmundo — Foto: Reprodução/TV Integração
O "Jornal do Brasil" na época relatou que o atacante rubro-negro Aloísio Chulapinha, que era reserva, no meio da confusão acertou um soco sem querer no companheiro Cláudio: "Era melhor ele ter ficado no banco", disse o zagueiro ao jornal. O jogo foi encerrado antes do fim, e o trio que iniciou a pancadaria foi julgado dias depois: Zandoná pegou quatro partidas de suspensão, e Romário e Edmundo, duas.
A segunda e última vitória do Flamengo em Uberlândia aconteceu há 10 anos: 1 a 0 sobre o São Paulo em um amistoso em 2014, que teve gol de Marcelo Moreno e estreia do técnico Mano Menezes .
Todos os jogos do Fla em Uberlândia:
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
+ Leia mais notícias do Flamengo
?? Ouça o podcast ge Flamengo ??
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv
Comentários do Facebook -