Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Os números não mentem. Quando se trata de desarmes, o Flamengo se destaca e sai na frente no Campeonato Brasileiro de 2018. Com mais de 230 certos neste quesito, o Mais Querido tem conseguido espantar os adversários na defesa, garantindo apenas sete gols sofridos em 12 partidas disputadas.
Foram 239 desarmes até aqui, estatística que deixa o Rubro-Negro à frente de qualquer outra equipe do Brasileirão. Na segunda colocação neste aspecto, o Internacional aparece com 226, seguido pelo São Paulo com 220. Além disso, os volantes do Flamengo têm se destacado quando o assunto é atuação defensiva, mantendo uma média de quase 20 desarmes por jogo.
Entre os jogadores que defendem o Manto Sagrado, Gustavo Cuéllar é o que mais desarma na competição, somando 36 até aqui em nove confrontos. Em seguida, aparecem Lucas Paquetá, com 29, e Renê, com 28. Apesar de não ter atuado contra Corinthians, Bahia e Atlético-MG, o colombiano é o quarto melhor neste quesito do campeonato, sustentando ainda uma ótima média de quatro por jogo.
Para efeito de comparação, Gustavo Blanco, do Atlético, tem 43 desarmes e é o líder da estatísticas, jogando 11 partidas e tendo média de 3.9. Marcos Rocha aparece em seguida, com 42 desarmes e 3.8 por duelo. Patrick Nascimento, do Internacional, tem 40, 3.3 de média e atuou em todos os 12 desafios de sua equipe.
A partida de Cuéllar com mais desarmes até aqui foi contra o Fluminense, quando ele fez dez dos 23. Diante do Internacional, o volante pegou seis das 20 bolas recuperadas.
O Fla chegou a 29 desarmes em duas partidas, diante de Corinthians e Chapecoense, um número expressivo no aspecto e o maior até agora. Além de marcar gols em todos os 12 jogos da competição até aqui, o Mais Querido impediu que os adversários balançassem a rede em oito oportunidades. Com esses números, o Flamengo segue em busca do título do Brasileirão e se mantém na liderança durante a parada para a Copa do Mundo 2018.
Essa reportagem de novo? Affff