Gonzalo Plata se afirmou, em cinco dias, como um jogador amplamente útil para o Flamengo e para a seleção do Equador. Depois de marcar o gol que garantiu o título da Copa do Brasil para o Rubro-Negro, o atacante brilhou em seu retorno à seleção nas Eliminatórias. Plata havia ficado sete meses sem receber oportunidades por conta de um ato de indisciplina, mas a chegada de Sebastian Beccacece e o bom desempenho no futebol brasileiro lhe renderam chance nos jogos de outubro e novembro com os equatorianos.
Entrando como titular no duelo com a Bolívia, marcou duas vezes no triunfo por 4 a 0 e recebeu o prêmio de melhor em campo. Um dos dois tentos do doblete foi celebrado pelos flamenguistas nas redes sociais. O motivo? A semelhança com o lance que garantiu o penta na Copa do Brasil. Na Arena MRV, o ponta acertou bela cavadinha em cima de Everson e fez o único gol do jogo; com o mesmo movimento, encobriu Viscarra para balançar as redes no Monumental de Guayaquil.
Para atestar a coincidência, ambos foram com o pé direito, não dominante do jogador. Gonzalo havia recebido algumas críticas durante a passagem do técnico Tite no Flamengo. Ao ganhar oportunidades com as seguidas lesões no elenco, o atacante se transformou em titular, fazendo dupla de ataque com Bruno Henrique.
O gol na final da Copa do Brasil e as boas atuações sob o comando de Filipe Luís mudaram o panorama, e ao que parece, o equatoriano já caiu nas graças da torcida. Agora, Plata voltará a campo na terça (19), às 20h (de Brasília), quando "La Tri" visita a Colômbia no Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, pela 12ª rodada das Eliminatórias.
Comentários do Facebook -