Em nota, Prefeitura do Rio indefere pedido do Flamengo para público na final contra Fluminense

14/5/2021 21:01

Em nota, Prefeitura do Rio indefere pedido do Flamengo para público na final contra Fluminense

Secretária de Saúde alega "falta de elementos mais detalhados acerca de protocolos sanitários específicos". Com apoio da Ferj, Fla ainda tinha expectativa para ter torcedores no segundo jogo

Em nota, Prefeitura do Rio indefere pedido do Flamengo para público na final contra Fluminense
A Prefeitura do Rio de Janeiro indeferiu o pedido do Flamengo para liberação de público no Maracanã na final do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. A presença de torcedores já havia sido descartada para o primeiro jogo da decisão, neste sábado às 21h05 (de Brasília), mas o Rubro-Negro, com apoio da Ferj, ainda tinha expectativa de conseguir uma autorização para a segunda partida, no dia 22. Em nota divulgada nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde alegou "falta de elementos mais detalhados acerca de protocolos sanitários específicos" a respeito do plano de ação para o estádio.



Confira a nota na íntegra:

"A presente Nota Técnica, emitida pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – S/IVISA-RIO, tem o objetivo de esclarecer que a situação epidemiológica do Município de risco elevado para a transmissão da Covid-19 requer cautela para a liberação de eventos esportivos de grande porte com a presença de público, em razão do potencial impacto causado pelo potencial de aglomeração na entrada e saída e deslocamento de pessoas.

Por esse motivo, o Decreto Rio 48.425, de 2021 suspende a realização de eventos esportivos com a presença de público em estádios e ginásios.

Em relação à solicitação do Clube do Flamengo para a Secretaria Municipal de Saúde, considerando a falta de elementos mais detalhados acerca de protocolos sanitários específicos, voltados à realização das partidas finais do campeonato carioca com a presença de público nos dias 15 e 22 de maio de 2021, e considerando também a situação epidemiológica, indeferimos a solicitação".

Pela manhã, em Live para divulgação do novo Boletim Epidemiológico do Rio, o secretário de Saúde Daniel Soranz complementou o posicionamento do prefeito, e revelou ter recebido o protocolo de segurança enviado pelo Flamengo. Mas o próprio prefeito Eduardo Paes já tinha dado a entender que seria vetado o público também para o segundo jogo da final. Na próxima terça-feira, a Prefeitura vai divulgar novas medidas em relação a eventos na cidade, que podem, inclusive, afetar o futebol no futuro. Entre elas, está a possibilidade de abertura de eventos para pessoas testadas.

Ferj se posiciona a favor da presença de torcida
Na noite de quarta-feira, houve mais uma reunião para tratar do assunto. Participaram o presidente da Ferj, Rubem Lopes, o médico do Márcio Tannure e gestor do Maracanã, Severiano Braga, ambos funcionários do Flamengo, o secretario Daniel Soranz e o secretário de Esporte, Guilherme Schleder.

Anteriormente, a Ferj havia apoiado uma decisão coletiva, caso a Prefeitura liberasse o público. Durante a reunião, a entidade se posicionou a favor da reabertura. Protocolos de segurança foram apresentados aos secretários, com informações sobre as medidas que já estão em vigor e outras que passarão a ser adotadas, como marcação de lugares com distanciamento, distribuição de álcool em gel. Falou-se ainda sobre a possibilidade de exigirem testes de Covid-19 ou comprovante de vacinação dos torcedores.

- Posso garantir que o Maracanã, com o trabalho cuidadoso executado desde 2020, está adaptado e apto a receber o percentual de público - afirmou Rubens Lopes, ao ge.

Entenda o caso:
Na última terça-feira, o Flamengo demonstrou interesse em contar com, ao menos, 30% de público no Maracanã para a final do Carioca. A intenção foi exposta à Ferj, Fluminense, Botafogo e Vasco em reuniões nos últimos dias. Os demais clubes se mostraram contrários a ter torcida neste momento. A federação chegou a publicar uma resolução em apoio à torcida no estádio, e, em seguida, afirmou respeitar a decisão da "coletividade".



De todo modo, o principal entrave é um decreto da Prefeitura que impede a presença de público em estádios e ginásios esportivos. É o que o Flamengo tenta reverter nessa negociação com a Secretaria de Saúde. De acordo com as informações divulgadas na coletiva, o Rio apresenta uma pequena melhora no quadro de infecções, mas continua com "risco alto". Até o momento, o município contabiliza 25.088 mortos por Covid-19.

Flamengo, Prefeitura do Rio, FERJ

358 visitas - Fonte: Globo esporte


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu