Crédito: (Foto: Divulgação Flamengo)
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), encaminhou um ofício para o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, realizando questionamentos sobre o seu veto ao Portal UOL aos treinos do CT Ninho do Urubu, confira informações sobre a briga.
Briga entre Flamengo e UOL
A Diretoria do Flamengo teria proibido o Portal UOL de ingressar ao CT do Ninho do Urubu para acompanhar os treinos abertos à imprensa. As equipes de reportagem teriam sido barradas na quinta-feira (23) e na sexta-feira (24).
LEIA TAMBÉM: RMP revela decisão de Landim sobre VP no Flamengo: “É informação”
Sendo que no treino da sexta-feira, tampouco puderam comparecer à coletiva do zagueiro David Luiz. A ação acontece após a publicação onde o engenheiro eletricista José Bezerra diz ter visto o CEO Reinaldo Belotti ordenar retirada de uma parte da instalação elétrica problemática, isso alteraria a perícia do Ninho do Urubu.
Desde a sua publicação, o Portal UOL procurou a gestão Rubro-negra em várias ocasiões para o esclarecimento das informações obtidas. Porém, em vez de uma conversa formal, foram surpreendidos com vetos à presença de imprensa, questão que foi duramente criticada por várias associações.
Repúdio ao veto
Segundo informações, além da Abraji também a Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ) se posicionou contra a atitude do alto escalão Rubro-Negro. Em nota afirmou: “não se coaduna com a história democrática do clube mais popular do país, além de ferir a liberdade de expressão, direito garantido pela Constituição Brasileira”.
No documento emitido pela Abraji na sexta-feira (24), também há solicitações similares afirmando: “o direito de contestar uma reportagem (…) é uma forma sadia de aprimorar o exercício do jornalismo. Não pode ser aplicado na forma de censura ou de impedimento de trabalho”. Em outra parte do documento enfatiza: “decisão do clube de manter esse veto ao trabalho jornalístico”.
Todo apoio ao Landim. O jornalismo da UOL não tem credibilidade