Saiba quanto o Flamengo investiu em reforços em 2018

25/7/2018 07:49

Saiba quanto o Flamengo investiu em reforços em 2018

Clube leva a votação empréstimo de R 17 milhões na quinta. Diretor de finanças explica que verba serve para custo do CT, reforços, folhas e demais gastos:

Saiba quanto o Flamengo investiu em reforços em 2018
[i]Fernando Uribe é um dos altos investimentos do Flamengo nesta temporada (Foto: Gilvan de Souza)[/i]

Prestes a anunciar a maior contratação dos últimos anos no futebol brasileiro com a chegada de Vitinho, o Flamengo faz as contas para seguir... líder e investindo alto no elenco. A contratação do atacante do CSKA por 10 milhões de euros (cerca de R 44 milhões) faz parte de um pacote que já soma R 56 milhões em contratações até aqui em 2018.



A compra de Vitinho se soma aos gastos na aquisição de Henrique Dourado (R 17,5 milhões nos direitos econômicos), mais os custos de luvas nas chegadas do próprio Ceifador, de Marlos Moreno e de Fernando Uribe.

O Flamengo espera confirmar nos próximos dias, além de Vitinho, Everton Felipe, meia vindo do Sport, e Robert Piris da Motta (volante do San Lorenzo), o que vai fazer essa conta de investimento em contratações aumentar. Também por isso o Flamengo vota, na próxima quinta-feira, no Conselho Deliberativo, a aprovação para captar empréstimo de R 17 milhões do banco Daycoval.

O empréstimo - o segundo do ano, depois de R 15 milhões captados em janeiro - era um dos três previstos para 2018. No orçamento deste ano, disponível no site do clube, o Flamengo previa buscar R 10 milhões em janeiro, mais R 10 milhões em março e R 20 milhões em junho. Mas adiou e reajustou - para baixo - os planos com receitas extraordinárias, explicou o diretor de finanças do Flamengo, Marcio Garotti.

- Já sabíamos que 2018 ainda era ano de necessidade de caixa. Temos que atender a um plano de investimentos, a pagamentos do clube, série de coisas. Nessa altura, de acordo com o orçado lá atrás, teríamos captado R 40 milhões, mas tivemos algumas entradas de receitas, com vendas (de jogadores) e vivemos ano bom em relação a todos parâmetros, tanto de receita como em despesas. Por isso, depois de pegar R 15 milhões antes, agora estamos pegando R 17 milhões líquido, mas tudo absolutamente dentro do previsto - afirmou Garotti.


[I]No orçamento, indicado nas setas vermelhas a previsão de empréstimo em 2018 (Foto: Reprodução editada do orçamento de 2018 do Flamengo)[/i]

Sem entrar em detalhes das contratações ("Não falo de nomes de jogadores"), o executivo de finanças do Flamengo - que ainda não substituiu Claudio Pracownik na pasta - informa que em vendas o Flamengo já ultrapassou o previsto para 2018. No orçamento, ele explica, "estava previsto vender R 15 milhões e comprar R 10 milhões".

- Era previsão de orçamento, mas algo que serve simplesmente para podermos ter horizonte. As compras e vendas dependem da composição do nosso elenco. Estamos agora com vendas de R 52 milhões, e compras de R 56 milhões, por aí - disse, referindo-se no último também à aquisição de Vitinho, que está sendo concluída junto ao CSKA.

Clube vai pagar R 115 milhões em dívidas em 2018

No total de vendas (R 52 milhões), não está a receita da última parcela de Vinicius Junior, explicou Garotti, pois era verba já prevista no orçamento para este ano. Estão na conta: a venda de Jonas, parcelas das vendas de Felipe Vizeu e de Mancuello, negociação de Everton ao São Paulo, além da rescisão de saída de Reinaldo Rueda e do que o Flamengo recebeu, após quatro anos, de Hernane Brocador.

Garotti minimiza qualquer discussão sobre a tomada de empréstimo do Flamengo. Diz que não há captação desse montante para uma causa específica - por exemplo, pagar a compra de Vitinho -, mas lembra que obedecem a um "caixa único, que vai desde obras no CT até comprar folha de papel".

- Não vejo razão para esse barulho. O empréstimo (de R 17 milhões) não representa 50 do meu giro mensal. Não é empréstimo estruturante nem estrutural. O Flamengo no ano passado teve R 650 milhoes de receita. Esse ano, previsão de R 450 milhões. Prevíamos pagar R 102 milhões em dívidas, agora, calculamos R 115 milhões. Fechando o ano com dívida de R 334 milhões - explicou Garotti, que assumiu as finanças do Flamengo no fim do ano passado.

A conta do giro mensal ao qual o diretor de finanças do Flamengo se refere à divisão das receitas totais, de R 450 milhões, pelos 12 meses do ano, o que dá aproximadamente R 37 milhões - os R 17 milhões captados este mês, portanto, são menos da metade do que teria de receita num mês. Apesar dos bons resultados, o diretor do Flamengo não fecha os olhos para mais movimentações do clube no mercado. Tanto de entrada quanto de saída.

- Ainda temos coisas a realizar. Tanto para vender quanto para comprar (jogadores). Apesar da liderança, estamos investindo para continuar fortes. A possibilidade de novos negócios sempre existe para conciliar objetivos financeiros com a nossa performance no futebol - disse.

5790 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- TIME RESERVA! Flamengo poupará titulares e Gabigol segue fora contra o Grêmio
- VAI CAIR? Tite enfrenta pressão no Flamengo após derrota para o Peñarol
- DISCORDOU! Dirigente da seleção brasileira discorda de declaração de Landim sobre carga de trabalho de Pedro



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Dom - 18:30 - Arena do Grêmio -
X
Gremio
Flamengo

Libertadores

Qui - 19:00 -
0 X 1
Flamengo
Penarol